on a weekly basis

quarta-feira, 9 de maio de 2007

Fome

Tema da Cásper Líbero <3.
"Dar o peixe ou ensinar a pescar?"
Uma série de textos foi apresentada para servir de base.
Aqui vai meu texto:


"Quem tem fome tem pressa". Pressa de quê? É fato que não é só de comida. Quem tem fome anseia em parar de pedir também. Pressa de sair desse círculo vicioso da miséria. De respirar com os próprios pulmões e batalhar com os próprios braços. Não basta apenas dar o peixe a esta parcela da população que carece de auxilio. A ajuda tem que ser dada enquanto ensina-se a pescar.

A fome é inevitáel.É presente em todos os seres-vivos e é uma das necessidades biológicas. Se o indivíduo sente fome hoje , ele sentirá a mesma fome amanhã. É degradante para o mesmo não ter capacidade de suprir a si próprio. Não dispondo de recursos , além da caça e coleta ínfimas e arcaicas , o cidadão encontra-se na posição de miserável e passa a pedir para sobreviver.

Uma Nação desenvolvida não mantem pessoas nesse quadrante. Lá são tomadas medidas para que todos se sustentem e gradativamente se desprendam de benefícios estatais básicos.
O Desenvolvimento pode ser notado como o bem-estar social.Bem-estar só é atingido quando a sociedade passa da pedante sobrevivência para a digna vivência.
O cidadão precisa ter seu sustento , além de uma boa infra-estrutura oferecida pelo Estado , para ceifar tal digna vida. Ele necessita do próprio desenvolvimento . Além da qualificação e estímulo para para 'pescar' o próprio peixe e atingir sua independencia.

Logo , é de uma visão turva pretender beneficiar o povo apenas com comida. Para não sustentar uma nação de esmolas , deve-se investir em programas que propõem , obstinadamente , diminuir a miséria e elevar a auto-sustentabilidade .

Obs - Gostei dessa . De primeira já escrevi de forma enxuta , sabendo o que eu ia defender , separei bem as linhas de defesa. Só faltou algum conhecimento (estatística , dados , citação...) mas tudo bem.

Nenhum comentário:

who?

Mogi das Cruzes, São Paulo, Brazil
Estudando pra passar bem , em todos os sentidos.

Fechando o Verão