on a weekly basis

sexta-feira, 11 de maio de 2007

Violência no Brasil

Tema do Enem .
"Violência no Brasil : como mudar as regras desse jogo"
3 textos de base :
1-repressão ou educação?
2-governo gasta cada ano mais com a violência
3-população reage à violência com violência

Caminhos Indiretos , Soluções Concretas

A violência foi votada como a preocupação numéro 1 dos brasileiros , seguida do desemprego.Gasta-se progressivamente em policiamento e centros de detenção . Buscam erroneamente uma paz , ditatorial , com a repressão de marginalizados e excluídos. Aqui a solução dá-se indiretamente. Afim de mudar as regras desse jogo é preciso legalizar o aborto , manter os jovens em escolas de qualidade e transformar o sistema carcerário vigente.

Na decada de 90 , na cidade de Nova Iorque , notou-se uma queda abrupta no índice de violência. Um estudo mostrou que isso se deve à legalização do aborto que ocorreu nos Estados Unidos em 1973. Logo , mães solteiras e pobres optaram não ter seus filhos , que poderiam crescer marginalizados , o que 20 anos depois resultou na redução dos assaltos , estupros , latrocínios e outros crimes.

Crimes que poderiam também ser evitados com a Escola.Recentemente , o instituto Datafolha mostrou que jovens de baixa renda os quais permanecem na escola sonham mais. Garotas abominam a idéia de serem mães ainda jovens , passando a pensar mais na realização profissional. A escola abre mentes para um saudável capitalismo. A escola de qualidade faz jovens traçarem perspectivas , afastando-os naturalmente das ruas. O investimento nesse setor ,diferente da segurança pública, dá resultado e influencia na sociedade.

Também não há retorno quando se trata do sistema carcerário. Perdeu a utilidade , a função de reabilitar infratores para a sociedade e dá inúmeros gastos ao Estado. A falta está na dependência desse sistema. Presos não trabalham por sua comida , não tem ocupação e deveriam trazer benefícios à sociedade enquanto detidos. Existem inúmeros exemplos de cadeias susntentáveis , que geram serviço e cidadãos transformados.

Contudo , pode-se atenuar a violência partindo de diversos pontos. Cabe ao Estado mudar as regras desse jogo , baseando-se em modelos condizentes à realidade. Transformações e Investimentos na Educação e Legislação de resultados sólidos para dar fim à preocupação "número 1" dos brasileros.

*Também gostei desse. Tinha bastante dados sobre a violência , além da citação de NY , dada no livro Freakonomics. Senti uma falha quando eu fui juntar as informações do texto , para não dar ar de um emaranhado de estátisticas sem ligação.Achei que ficou legal o final ligado a primeira frase do texto também =F

quarta-feira, 9 de maio de 2007

Fome

Tema da Cásper Líbero <3.
"Dar o peixe ou ensinar a pescar?"
Uma série de textos foi apresentada para servir de base.
Aqui vai meu texto:


"Quem tem fome tem pressa". Pressa de quê? É fato que não é só de comida. Quem tem fome anseia em parar de pedir também. Pressa de sair desse círculo vicioso da miséria. De respirar com os próprios pulmões e batalhar com os próprios braços. Não basta apenas dar o peixe a esta parcela da população que carece de auxilio. A ajuda tem que ser dada enquanto ensina-se a pescar.

A fome é inevitáel.É presente em todos os seres-vivos e é uma das necessidades biológicas. Se o indivíduo sente fome hoje , ele sentirá a mesma fome amanhã. É degradante para o mesmo não ter capacidade de suprir a si próprio. Não dispondo de recursos , além da caça e coleta ínfimas e arcaicas , o cidadão encontra-se na posição de miserável e passa a pedir para sobreviver.

Uma Nação desenvolvida não mantem pessoas nesse quadrante. Lá são tomadas medidas para que todos se sustentem e gradativamente se desprendam de benefícios estatais básicos.
O Desenvolvimento pode ser notado como o bem-estar social.Bem-estar só é atingido quando a sociedade passa da pedante sobrevivência para a digna vivência.
O cidadão precisa ter seu sustento , além de uma boa infra-estrutura oferecida pelo Estado , para ceifar tal digna vida. Ele necessita do próprio desenvolvimento . Além da qualificação e estímulo para para 'pescar' o próprio peixe e atingir sua independencia.

Logo , é de uma visão turva pretender beneficiar o povo apenas com comida. Para não sustentar uma nação de esmolas , deve-se investir em programas que propõem , obstinadamente , diminuir a miséria e elevar a auto-sustentabilidade .

Obs - Gostei dessa . De primeira já escrevi de forma enxuta , sabendo o que eu ia defender , separei bem as linhas de defesa. Só faltou algum conhecimento (estatística , dados , citação...) mas tudo bem.

who?

Mogi das Cruzes, São Paulo, Brazil
Estudando pra passar bem , em todos os sentidos.

Fechando o Verão