on a weekly basis

sexta-feira, 13 de abril de 2007

O Poder de Transformação da Leitura

Tema do Enem 2006.
3 fragmentos são apresentados e o candidato tem que tomá-los apenas com caráter motivador.

O poder de transformação da leitura

É fato que a leitura tem diversas faces , de um texto técnico a um poema drumoniano , no entanto é inegável que independente de sua função , seu poder para transformar pessoas e meios é inestímavel.

A frase célebre"Penso, logo Existo" pode muito bem ser transcrita para "Leio , logo existo" pois ,até pelas camadas mais humildes de qualquer sociedade, é naturalmente aceito e comprovado que conhecimento , melhoria de vida e enriquecimento cultural são provenientes da leitura. Ler é avançar e absover o poder de mudar a si mesmo e o meio ao seu redor.

Mundos a serem descobertos , diferentes culturas , lições de vidas a serem tomadas como lição são fatos que só quem lê tem chance de descobrir. Além disso , a construção de um pensamento crítico só pode ser adquirida com livros. Livros que , além de transformar os leitores com as qualidades já citadas e outras inúmeras , não obstante , passa a iluminá-los pela luz generosa do conhecimento.

E a leitura como hábito transforma o leitor e, com o tempo, o meio em que o mesmo vive , sendo também um instrumento de proporção social.

Assim sendo , a leitura não é uma função sem fundamentos ou propósitos.
É orgão de uso intenso para a formação e sustentação de pessoas.
Pessoas críticas e conscientes.Pessoas melhores.
-x-

Comentário : é uma tema meio vago e o ruim é que , em dissertação assim ,não pode meter o pau no governo , então dissertar sobre algo abstrato é doloroso . Tenho que melhorar na hora hora de fazer frases mais curtas e diretas. E tentar diminuir os clichés também... pra isso , só lendo mais ! haha XD

3 comentários:

Talita Nunes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Talita Nunes disse...

Uhm;
De certo modo, eu não encaro termos clichês como sendo algo ruim. Claro qe devem ser colocados num texto com certa moderação.
Eu gostei do seu texto, mas não me leve a mal, não sou nenhuma redatora qualificada pra falar.
Não é tão ruim não falar mal do governo. Em textos assim, vale aprender a elogiar, quase ironicamente, mas que não chame muita atenção :P
Tá, não liga pra mim.
Eu prefiro escrever artigos, cartas, que precisam de refutação, ou podem ser de reclamação :}
Você poderia ter escrito o que levaria alguém a querer ler - tipo, agentes convincentes não?
Sei lá
Abraço \o/

Unknown disse...

ridiculo!!!kkkkkkkkkkk

who?

Mogi das Cruzes, São Paulo, Brazil
Estudando pra passar bem , em todos os sentidos.

Fechando o Verão