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sexta-feira, 13 de abril de 2007

Meios de Transporte

Tema da Unicamp de 2006.
Após apresentar uma coletânea de textos e gráficos (onde o candidato se apóia) , são dadas 3 propostas : dissertar , narrar ou fazer uma carta.
Se escolher dissertação , o candidato deve tomar posição em uma questão : 'o Estado deve agir direta ou indiretamente na imposição de meios de transportes mais adequados à realidade brasileira?'

Título

Governar é construir estradas . Estradas de todos os tipos. Faltou pouco pra Washington Luís se expressar de uma melhor maneira e passar a lição de casa aos seguintes governantes.
E para tal , o Estado não pode medir esforços em agir de forma direta na implementação de diversos meios de transportas , cada qual adequado as realidades brasileiras , de geográficas a sociais.

Pesquisas nacionais mostram que há uma grande polarização nas mãos das rodovias quando o assunto é transporte de cargas. Caminho errado pois 60% da produção é distribuída através delas. Rodovias perigosas e caminhões antigos que cruzam ao lado de suntuosos rios que poderiam estar sendo usados como via de transporte.
Países desenvolvidos como Alemanha , Itália e Estados Unidos possuem pólos industrias próximos a grandes rios que facilitam a distribuição da produção na região até o caminho do mar. É desnecessário citar o sucesso industrial e comercial desses países , que contam com vias fluvias na distribuição .
Outro exemplo são as ferrovias modernas que cruzam toda a Europa , levando e trazendo pessoas em meios cômodos,acessíveis e até turísticos. Um bom modelo a ser seguido. Restaurar a imagem do transporte ferroviário no Brasil , a tanto esquecido , que fez parte da cultura e do imaginário popular , e que agora não passa de um deserto de trilhos coberto por mato.
Outro benefício para a sociedade com as ferrovias é a segurança que elas propiciam. São menos poluentes que automóveis e , nos grandes centros urbanos , são opção contra engarrafamentos.
Com o aumento do fluxo de pessoas/mercadorias , logo se percebe evolução na Economia . Seria um pequeno sacrifício do Estado para investir em peso neste setor de adequação do transporte , mas o retorno seria certo , sem contar a satisfação social.

Portanto , é dever do Estado , mediante tantos benefícios , agir de forma direta e concreta. Abrir as portas para investimento estrangeiro neste setor , conceder facilidades fiscais entre outros são meios para que finalmente outros meios de transporte se desenvolvam .
Acabar com o monopólio das rodovias e evoluir.
-x-

Comentário: Achei melhor a idéia de ter que defender um ponto de vista mais explicitamente.Sem mais.

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Mogi das Cruzes, São Paulo, Brazil
Estudando pra passar bem , em todos os sentidos.

Fechando o Verão